• Fonte APAC - Associação de Pais e Apoiadores dos Estudantes Brasileiros em Cuba
  • Os atos terroristas de 11 de setembro de 2001, que atingiram o povo norte-americano mostrou à opinião pública mundial a necessidade de combatermos e repudiarmos essa forma de ação violenta de grupos radicais. Mas além de tirar a vida de milhares de pessoas que trabalhavam nas torres gêmeas do World Trade Center e do Pentágono naquela fatídica data, a tragédia pode servir para uma reflexão de que a humanidade deve sempre tentar resolver seus problemas e suas diferenças através do dialogo e da negociação.

    Na verdade o terrorismo que é, segundo o Dicionário de Aurélio Buarque de Holanda o "modo de coagir, combater ou ameaçar pelo uso sistemático do terror" é tão antigo quanto a história do homem. Não podemos esquecer Hitler que na década de 30 instalou uma perseguição racial que levou milhões de judeus à morte nos campos de concentração. E temos que lembrar que em nome da imposição da "democracia" e de interesses geopolíticos as intervenções de americanos e soviéticos na África, na Ásia e no leste da Europa vitimaram milhões de seres humanos.

    Aqui mesmo em nosso país, que muitos afirmam ser o paraíso terrestre por não sofrermos com tal catástrofe da humanidade, milhares de brasileiros morreram nos anos sessenta e setenta vítimas de um poder ilegítimo e de uma ditatura, similar às demais implantadas em vários países, especialmente no cone sul, patrocinadas pela "Operação Condor" em que governos militares foram instalados com o objetivo de evitar que ideais "comunistas" se alastrassem em nosso continente. E milhares de vidas uruguaias, argentinas, chilenas, paraguaias e brasileiras foram perdidas. Precedidas pelo uso vil da tortura. Quem não se lembra da bomba do Riocentro que felizmente não explodiu, o que mataria centenas de jovens? E do gasômetro no Rio de Janeiro?

    Tão injusto do que afirmar que todo árabe é terrorista seria afirmar que todos os militares brasileiros também o seriam. As maiores atrocidades de nossa tenra história sempre foram cometidas na busca pelo poder, muitas vezes travestidas na busca da "democracia". E o terror por várias vezes foi usado como forma de conquista e dominação. O terrorismo, na realidade, é uma forma de agir, de impor idéias e de usar a força para intimidar.

    Mas o que a opinião pública tem de saber é que existem vários terroristas além do Bin Ladem que estão impunes e sequer estão sendo cassados. Muito menos julgados pelos barbáros crimes que cometeram. Um dos maiores de nossa história recente chama-se Posada Carriles. Este cidadão, que nasceu em Cuba, atuou por várias décadas tendo sido comprovado o seu envolvimento direto no atentado contra o avião da Cubana de Aviação que, em 1976, vitimou 73 pessoas, a colocação de bombas em Hotel turístico em Havana, também com vítimas fatais e na preparação de um atentado contra o Comandante Fidel Castro no Panamá que, se efetivado, levaria à morte centenas de estudantes universitários. Preso da Venezuela, Posada Carriles fugiu da prisão em 1985 com a ajuda da CIA. Preso novamente no Panamá, no período de 2000 a 2004, ganhou suspeito indulto, junto com outros três terroristas, da ex-Presidenta do Panamá, que dias antes de deixar o poder o liberou. No currículo desse terrorista envolvimentos na "Operação Condor" em toda a América Latina e a acusação de ter atuado para a CIA durante anos.

    Após descoberto por ter ingressado ilegalmente em terroritório norte-americano, o Sr. Carriles, deveria ser julgado por tantas mortes em diversos países. Da mesma forma que os Estados Unidos pretendem capturar Bin Ladem e julgá-lo pelo atentado contra o povo norte-americano espera-se que seja dado ao Sr. Posada Carriles o mesmo tratamento, que não seja vingança mas um julgamento justo e transparente. Pois não são terroristas apenas aqueles que praticaram atos terroristas contra os Estados Unidos, mas contra toda a humanidade. Acreditamos que Posada Carriles venha a ser extraditado para a Venezuela onde deve responder por uma parte dos crimes que cometeu contra a humanidade e não apenas contra o povo cubano. Conheceremos, assim, a verdadeira posição do governo norte-americano em relação ao combate ao terrorismo e as suas principais personagens .

    Não podemos esquecer também outras formas de terrorismo como o cruel bloqueio econômico contra Cuba há mais de quarenta anos, que tem levado ao extremo sacrifício o valente e resistente povo cubano. Bloqueio este já várias vezes condenado pela grande maioria dos países e que já foi usado contra vários outros países "não alinhados", especialmente, e recentemente, contra o Iraque antes de sua invasão e intervenção não autorizada pelas Nações Unidas. O bloqueio econômico é uma forma cruel de terrorismo pois não se usa bombas mas se impede que um país possa se desenvolver e alimentar o seu povo, comprometendo a sobrevivência de milhões de seres humanos.

    E quem são os responsáveis pela morte, por fome, violência e doenças curáveis, de milhões de crianças diariamente em todo o planeta ? E pela miséria e pobreza de mais de um terço de nossos irmãos?

    Assim como somos solidários ao povo norte-americano que vivem sobressaltados com a possibilidade de novos atos terroristas, não podemos esquecer desses milhões de cidadãos do mundo que sofrem também com as várias formas do uso do terrorismo, independentemente de raça, religião ou nacionalidade.

    Há que se ter em mente que enquanto houver uma só criança morrendo de fome em nosso planeta não teremos paz e justiça. E que não seremos seres humanos civilizados.

     

    Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias de Veículos, Máquinas e Implementos Agrícolas da Regiã o Oeste do Paraná. Rua Guaraniaçu, 1252, São Cristóvão, Cascavel, PR – CEP 85816-260 Fone:(45)3328 2148 Se você tem problemas de navegação com este site, contate WebMaster